DicasTapetesComo tirar manchas em tapetes

31 de maio de 2019Por Monreale0

Como tirar manchas em tapetes

Aprenda como tirar manchas em tapetes, com técnicas simples e produtos de fácil acesso em sua casa.

Para manter o seu tapete com um aspecto bonito e novinho ,é essencial realizar a limpeza usando aspirador de pó, todos os dias. Outra dica é varrer a superfície sempre no sentido oposto às fibras, para que o resultado seja mais visível. Isso fará com que o seu tapete também fique sempre macio.

Como tirar manchas em tapetes com aspirador

Contudo, apesar dos cuidados frequentes, tapetes geralmente estão presentes em espaços de alta circulação de pessoas e muitas vezes, manchas são inevitáveis. Para te ajudar, separamos seis das principais manchas mais comuns do dia-a-dia e dicas para elimina-las, muitas vezes com processos domésticos bem simples. Vem dar uma olhada:

1 – Café

Manchas de café em tapetes

Quem não gosta de café, não é verdade? A bebida está entre as mais amadas no mundo e é também sinônimo de eventos sociais. No entanto, manchar o tapete com café pode ter um gosto amargo e por isso nós temos uma solução bastante simples que pode funcionar muito bem, se você agir rápido!

O primeiro passo é aplicar gelo sobre a área manchada, em seguida utilize detergente sob a mancha e por último, enxague bem com um pano bem macio. Isso deverá eliminar a mancha do café em seu tapete. Se não funcionar na primeira tentativa, basta repetir o processo até que ela desapareça de vez.

2 – Gordura

Como limpar tapetes

Manchar o seu tapete com gordura ou óleo de cozinha pode trazer dúvidas se essas manchas poderão ser eliminadas. Porém, como em qualquer caso como esse, o ideal é agir rapidamente e dessa forma, aumentar as chances de remover a sujeira.

O primeiro passo para manchas de gordura é aplicar álcool líquido sob a área afetada e utilizar uma solução doméstica, composta por 1 colher de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco em 1 litro de água morna. Então, basta secar o local com tecido absorvente e repetir o processo até que a mancha seja removida. Isso deverá funcionar bem! 😀

3 – Vinho

Manchas de vinho em tapetes

 

Você precisa ter um cuidado redobrado se decidir tomar vinho próximo ao seu tapete, isso porque se trata de uma das manchas mais delicadas para serem removidas, já que o pigmento liberado pelas uvas tende a sofrer mutação de cor e em alguns casos, não podem ser totalmente removidos em processos de limpeza doméstica.

Porém, não se preocupe, pois existem serviços de limpeza que permitem que esses tipo de manchas sejam 100% eliminadas e você pode contratar um de nossos especialistas para te ajudar. Além disso, para amenizar o impacto de uma mancha de vinho em seu tapete, nós também damos uma dica.

Então, basta utilizar da mesma solução aplicada para manchas com gordura e aplicar um tecido macio absorvente.

4 – Tinta

Manchas de esmalte

Manchas com tinta podem ser difíceis de retirar. Nesse caso, a limpeza precisará do apoio de um técnico especialista.

Contudo, se o seu tapete foi manchado com tinta, nós temos uma sugestão que poderá resolver o problema ou amenizar o impacto na área afetada. Basta aplicar thinner e secar fazendo uso de um tecido macio e absorvente.

5 – Molho de tomate e ketchup

Limpeza de tapetes

Manchas de molho de tomate são muito comuns, mas não se preocupe, com agilidade é possível retirar por completo esse tipo de sujeira, fazendo uso de produtos bem comuns.

Em primeiro lugar, o ideal é remover o excesso do molho de tomate ou ketchup com uma colher e na sequência utilizar uma solução com vinagre (olha ele de novo aqui) e água sob a área afetada, esfregando com uma esponja macia. Enxague a esponja e repita o processo, até remover 100% a mancha. Após isso, é só secar a superfície.

6 – Urina de animais

Manchas em tapetes - xixi de cachorro

Seu pet resolveu marcar território em seu tapete? O mau cheiro pode se tornar difícil de retirar, graças à presença da amonia. Portanto, o ideal como em outros casos parecidos é realizar a limpeza rapidamente.

Seque a área afetada com um tecido absorvente e em seguida aplique a solução doméstica citada acima. Agite bem a mistura e aplique sobre a mancha. O Vinagre branco também neutraliza a amônia presente na urina e elimina o odor. Cheiro de xixi no tapete, nunca mais! 😉

Como tirar manchas em tapetes – Procure um profissional

Como tirar manchas em tapetes

Em alguns casos, tirar manchas em tapetes pode ser fácil, com técnicas simples e recursos acessíveis. Ainda assim, certas manchas precisam de maiores cuidados.

Então se mesmo com essas dicas, você não conseguir remover as manchas em seu tapete, contrate o serviço de lavagem especial de tapetes na Monreale.

Gostou das nossas dicas? Você já testou algumas delas na prática? Fale com a gente!

Aproveite também para conhecer aqui, o nosso catálogo de tapetes exclusivos da marca Santa Mônica.

Monreale

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *